TR100-MF

 

Conectividades - Programação - Aplicações

 
TERMINAL MULTIFUNCIONAL DA PASSO
Muito mais que um relógio de ponto
 

O Terminal Multifuncional da Passo - MF Passo nasceu como um Relógio Eletrônico para registro de ponto de funcionários. Hoje ele vai muito além disso. É Multifuncional. Pode ser configurado para diversas outras aplicações e ainda, combinar várias aplicações num único equipamento.

O MFPasso é pura inovação. Já pensou em ter um relógio de ponto que também é uma central de alarmes, ou um controlador de porta de garagem, ou um acionador de cancela, um um expedidor de ticket, ou um Garçon eletrônico, ou...

Por exemplo, vejamos o caso de um restaurante. Com o MF Passo, além controlar o Ponto dos funcionários, poderá ser instalado um controle remoto em cada uma das mesas para que os clientes chamem os garçons, de forma elegante e silenciosa. Sempre que acionado um controle remoto, surgirá uma janela, na tela de um PC, informando “Mesa 4 chamando”. Se este restaurante fosse do tipo Self Service, o MF Passo poderia comandar uma impressora instalada à porta de entrada, entregando ticket´s com código de barras para controle de consumo. Mas, neste mesmo restaurante, o MF Passo poderia também cuidar da segurança, como central de alarmes. Ou controlar o acesso na tesouraria, deixando apenas pessoas autorizadas acessarem o ambiente. Ou, controlando o estacionamento do estabelecimento onde os clientes receberiam um ticket na chegada que liberaria a cancela na saída, fazendo com que a área seja exclusiva do estabelecimento. Ou quem sabe...é só imaginar e fazer
.

 
TERMINAL MULTIFUNCIONAL DA PASSO
- Conectividade -
 

O Terminal Multifuncional da Passo – MF Passo é um equipamento muito versátil no que refere-se a sua aplicação. E esta característica é consequência do grande número de opções de periféricos e tipos de conexão que dispõe.

Comunicação com Sistema de retaguarda:
Na grande maioria das aplicações se faz necessário interligar o MFPasso com um sistema de retaguarda ( o programa Multifuncional Passo , por exemplo), onde está a base de dados, configurações, etc. Esta conexão pode ser feita utilizando uma das seguintes interfaces:
- RS-232C
- RS-485 (rede multiponto para até 32 equipamentos)
- TCP/IP (conexão padrão Ethernet) (opcional)
- GPRS (modem Celular) (opcional)
- Rádio FSK (alcance de até 100m sem barreira) (opcional)

Leitores para Identificação de Usuários
- Leitor de cartões de identificação, tipo Fenda: São os mais comuns do mercado. O MFPasso possui um interno e pode ter outro externo e geralmente são para leitura de cartões com código de barras ou tarja magnética.
- Leitor de cartões inteligentes: Os cartões inteligentes tem capacidade de armazenar informações, sendo ideais para soluções “of-line”. Os mais comuns são o Smart Card com contato (possui um chip visível ao usuário), e o Smart Card sem contato, para leitura por aproximação (até 10 cm de distância do leitor). Existem outros modelos mais simples, sem capacidade de armazenamento de dados, mas com leitura por aproximação. São os chamados Cartões de Proximidade e podem ser encontrados na forma de etiquetas (tags) como os utilizados em Pedágios, com antenas de grande alcance.
- Leitores de Código de Barras tipo CCD ou Laser, modelo pistola ou mesa. São muito utilizados em automação comercial para leitura de produtos (código EAN13). Também podem ser utilizados, entre outras coisas, para leitura de cartões e tickets de estacionamento.
- Leitor Biométrico : Leitor que identifica o usuário através do reconhecimento da impressão digital.
- Receptor de controle remoto (comunicação sem fio até 100 m de distância), semelhante aos utilizados em alarmes, possuem código próprio, como no caso dos cartões de identificação, de forma que a perda ou extravio de um não compromete a segurança de todo o sistema, pois basta que se retire o mesmo do cadastro para que deixe de ter função. O mesmo receptor pode ser empregado para recepção de multiplos dispositivos, tais como, sinalizadores de alarme (sensores de presença, sensores de portas e janelas, etc.), Botões/Botoeiras sem fio (sinalizador manual de incêndio, terminal de opinião, chamada de garçon, etc.), e muitas outras aplicações. Em áreas com problema de cobertura de sinal (alcance entre o Terminal e os aparelhos de controle remoto) pode-se empregar unidades repetidoras para ampliar a área de atuação.

Porta para Acionamento
O MF Passo possui um conector onde disponibiliza duas saídas. Uma tipo relé e outra, tipo transistor, que podem ser utilizadas para acionar dispositivos externos tipo portas, catracas, cancelas, portões de garagem, sinaleiros, alarmes, etc.

Periféricos de uso geral
O MF Passo possui uma saída serial, padrão RS-232 para uso geral. Os periféricos mais comumente utilizados são:
- Impressoras de Ticket, para aplicações que exigiam a emissão de um ticket (estacionamento, senha de atendimento, comanda eletrônica, relatório de consulta, etc.)
- Módulo de Acionamento MA-100. O MA-100 é um módulo que disponibiliza 2 saídas do tipo relé e duas entradas tipo contato seco, para acionamentos diversos (catracas, portas, lâmpadas, sirenes, etc.)
- Balança Eletrônica: Muito utilizada em aplicações de venda por quilo, expedição de mercadorias, contagem de peças pelo peso médio, etc.)

Conector MiniDin
O MF Passo possui também um conector minidin (PS2) onde podem ser interligados periféricos compatíveis com este formato. Por exemplo, teclado de PC, leitores de cartões, etc.)

Periféricos personalizados pelo cliente
Os periféricos do terminal MF Passo podem assumir formas e modelos criados pelos próprios usuários. Um exemplo disso, são os aparelhos de Controle Remoto que, por serem pequenos e operarem por bateria, podem ser inseridos, ou escondidos, dentro de outros objetos, compondo assim soluções criativas e inovadoras. Vejamos alguns casos:

 
Porta Guardanapos – Os porta guardanapos estão presentes em qualquer mesa de bar ou restaurante. Utilizando-se um modelo adequado, o usuário poderá adaptar um aparelho de controle remoto para que seus clientes solicitem atendimento do garçom.
Veja a ilustração ao Lado.
Cada código de controle remoto é associado a um número de mesa, que quando acionado, é anunciado em uma impressora, ou monitor de vídeo.
 
Acionador Manual de Incêndio – Existem muitos modelos de pequenos terminais para acionamento em caso de incêndio. Estes equipamentos são de uso obrigatório e são regulamentados. No entanto, em locais de uso opcional, podem ser adaptados com a simples inclusão de um controle remoto, simplificando toda a instalação (veja ilustração ao lado).
Com criatividade, o usuário poderá combinar outros botões para uso como, terminal chamador, por exemplo, em salas de aula, ou outros locais.
 
Pesquisa de Opinião – Muitos estabelecimentos comerciais estão instalando terminais para pesquisa de satisfação de seus clientes, junto às portas de acesso principal da loja. Estes terminais ajudam a criar uma estatística sobre a qualidade do atendimento, disponibilidade de produtos e ambiente da loja.
Com um Controle RemFDoto instalado em um painel simples e 3 botoeiras , pode-se montar um painel deste tipo (veja a ilustração ao lado).
 
 

Início da Página

 
TERMINAL MULTIFUNCIONAL DA PASSO
- Programação e outras Configurações -
 

O MF Passo é fornecido com um CD com a instalação do Sistema Multifuncional Passo, que integra num único pacote um conjunto de programas e soluções para as variadas opções de aplicação do produto.

Programa Multifuncional Passo – Programa completo compatível com sistema operacional Windows que permite configurar o terminal para que desempenhe a aplicação desejada. Os principais recursos disponíveis são:
- Ponto de Funcionários
- Controle de Acesso
- Emissão de Ticket
- Central de Alarme
- Segurança (Ronda e Revista Aleatória)
- Acionamento Programável (sirene, motores, lâmpadas, etc.)
- Sinalizador de presença

Entrada de Dados ON-LINE - Permite configurar aplicativo para entrada de dados . Ideal para aplicações de recebimento de material, expedição, controle de qualidade,etc. Os dados são armazenados em planilhas no formato EXCEL.

Consulta de Preços – Programa configurável pelo usuário para consulta em base de dados de descrição e preço de produtos a partir da leitura de um código de barras existente.

Programação UACLIP – Na maioria das aplicações os programas que acompanham o MF Passo são suficientes para sua implantação. No entanto, caso o usuário desejar criar suas próprias aplicações, vai poder fazê-lo empregando este poderoso ambiente de programação composto por linguagem, compilador e DLL´s para integração com programas em PC.
A Linguagem de programação é simples e intuitiva, bastante familiar para a maioria dos programadores (Xbasic).

Gerador de Aplicações Excel – O Terminal MF Passo possui também um módulo de programação que permite a qualquer usuário familiarizado com os recursos da planilha de cálculo Microsoft Excel, desenvolver suas próprias aplicações. Acompanham exemplos de programas para Controle de Acesso, Consulta de Estoque, etc.

 

< Aplicações >

 

Início da Página

 


 
     
 
copyright© Passo Automação, 2003 - Todos os direitos reservados