MODELOS| PROGRAMAS | APLICAÇÕES | SUPORTE | CATÁLOGOS

Aplicações

O Terminal de Ponto da Passo, é na verdade uma pequena central de soluções, que pode agregar diversas aplicações além de simplesmente controlar o Ponto dos Funcionários. 
Esta página trata destas aplicações especiais, desde as mais simples as mais complexas, apresentando os periféricos necessários em cada caso, além de fornecer dicas importantes e úteis para instalação dos mesmos. Antes porém, é importante que se ressalte que algumas destas aplicações exigem configurações especiais que devem ser realizadas em fábrica. Por isso, antes de optar por algumas destas soluções, consulte nossos revendedores para esclarecimento de dúvidas e definição de modelos de equipamentos mais apropriados.

Controle de Acesso

O Terminal de Ponto Passo admite sua interligação com dispositivos utilizados para controlar o acesso de pessoas ou veículos em áreas restritas. Esta é uma de suas aplicações mais frequentes.
O Programa Ponto Passo, possui recursos que permitem definir faixas de horários para liberação de acesso dos usuários. Estas faixas estão vinculadas a dias da semana inteiramente configuráveis de acordo com a necessidade de cada aplicação. Por exemplo, o Terminal pode ser configurado para liberar o acesso de um determinado funcionário às Terças e Quintas-feiras, no intervalo das 8:00 às 12:00 h.
Além disto o terminal possui memória para armazenar estes registros de acesso em áreas diferentes da reservada para os registros de ponto.

a) Controle de Portas
O Terminal pode controlar portas através de feixos eletromagnéticos facilmente encontrados no mercado. Os mesmos utilizados em acesso predial (Porteiros Eletrônicos).

b) Controle de Veículos
Para controlar o fluxo de veículos, o Terminal pode acionar Cancelas Eletromecânicas. Estas cancelas são produzidas por diversos fabricantes nacionais e geralmente possuem uma interface para controladores externos, como é o caso do Terminal de Ponto da Passo. Deve-se tomar o cuidado de, prever-se o uso de sensores (óticos ou laços indutivos) que evitem o fechamento das cancelas sobre os veículos usuários.
A aplicação mais frequente deste tipo de dispositivo, é para o controle de acesso em estacionamentos. O uso do terminal, nestes locais, permite que se defina que usuários e em que faixa de horários podem acessar o estacionamento.

Central de Alarmes

O Terminal de Ponto pode ser configurado para operar também como uma central de alarmes. Para isto, pode controlar dispositivos externos para sensoreamento de áreas, e acionamento de sirenes. Nestas aplicações, recomenda-se o uso de um “No-Break” externo, de forma que se previna a falta de energia elétrica e, a consequente interrupção na operação do Terminal.
A Passo não se responsabiliza pela segurança patrimonial de seus clientes. Sendo este recurso adicional do Terminal, apenas um benefício a mais oferecido aos clientes. 
Além disto, a Passo possui registro de Patente, que a torna única empresa autorizada a produzir Terminais de Ponto Eletrônico e Central de Alarmes, integrados em um único equipamento.

a) Sensores
Diversos tipos de sensores podem ser interligados diretamente ao Terminal de Ponto. Desde os sensores mais comuns, como os sensores de presença do tipo infravermelho, até sensores de fumaça. Estes sensores podem ser interligados todos em série formando um laço fechado de controle. Quando um destes sensores é acionado, o laço se abre interrompendo o circuito e informando ao Terminal de ponto a situação de alarme.

b) Sirenes
Para informar a situação de alarme, o Terminal pode comandar uma Sirene. Geralmente estes dispositivos operam com tensão de 12 Vdc e podem ser controladas diretamente pelo Terminal, sem necessidade de fontes externas.

c) Discadores de Chamada Telefônica
Nas situações de alarme detectadas, o Terminal pode acionar um dispositivo Discador Externo, que, interligado a uma linha telefônica, discará para alguns números pré-estabelecidos, comunicando a situação, a través de um sinal audível característico.
Este dispositivo pode ser facilmente encontrado em casas especializadas no ramo de Central de Alarmes.

Sinalização de Entrada e Saída de Turnos e Intervalos de Descanso

O Ponto Passo possui uma tabela configurável pelo usuário, onde são definidos horários, dias da semana e feriados quando será acionada uma das saídas do Terminal, com objetivo de controlar uma campainha ou sirene externa. Este recurso é utilizadas para informar aos usuários do sistema, os horários estabelecidos para entrada, saída e intervalos entre turnos.

Revista Aleatória de Funcionários

Utilizada para revista(fiscalização) de funcionários à saída da empresa. Através de um parâmetro, o usuário define o percentual de funcionários que será fiscalizado. Por exemplo, um funcionário, a cada dez, é sorteado de forma aleatória para ser fiscalizado.
Este recurso ainda não encontra-se disponível no terminal, devendo ser implementado no início de 2001.
 
     
 
copyright© Passo Automação, 2003 - Todos os direitos reservados