MODELOS| PROGRAMAS | APLICAÇÕES | SUPORTE | CATÁLOGOS

Suporte

A Instalação do terminal de ponto é simples e não necessita de pessoal qualificado para realizar a tarefa. Alguns recursos mais sofisticados poderão ser feitos por um técnico indicado pela fábrica. Se este for o caso, entre em contato com a Passo.

Instalação do Terminal

A Instalação do Terminal consiste nos seguintes passos:

Fixação do Terminal na Parede

  • Utilizando a própria tampa traseira do terminal como gabarito, marcar na parede os quatro pontos de fixação .

  • Furar e colocar as buchas.
  • Prender a tampa na parede.

Interligação dos Cabos

Na parte superior do módulo eletrônico encontram-se dois conectores dourados que têm a seguinte finalidade:

  • CF1 – Conector instalado junto a borda do módulo. Sua função é permitir a comunicação com o microcomputador. Neste mesmo conetor, o usuário poderá encontrar os sinais elétricos tanto para comunicação RS-232c, como para comunicação RS-485.

  • CF2- Conector instalado mais ao centro do módulo. Sua função é permitir a interligação com os dispositivos para acionamento externo.


    Os cabos de interligação fornecidos deverão ser conectados e parafusados em seus respectivos conectores.

Conexão da Bateria

Na parte inferior do módulo, o usuário poderá identificar o conector CM3 utilizado para conectar o conjunto de baterias internas (cabo trançado vermelho e preto). O conector possui 2 pinos e possui corpo branco. Respeitar a polaridade do conector.

Interligação com o Computador

Interligar o Cabo de comunicação à porta serial RS-232c, selecionada para este fim, no programa Ponto Passo.

Interligação com Dispositivos Externos

O Terminal TR-100 possui 1 relé interno para acionamento de um dispositivo externo, sem necessidade de utilização de um módulo externo. Este relé pode acionar uma carga de até 3 Ampéres com tensão de até 250 Vac.

Se o dispositivo externo possuir tensão de alimentação 110/220 Vac, basta interligar este relé com o dispositivo e a rede elétrica externa.

O Terminal disponibiliza uma tensão interna de 12 Vdc que pode eventualmente ser utilizada para acionar dispositivos que operem nesta tensão. Este é o caso de sistemas de Alarme, onde sirene e sensores podem se utilizar deste benefício.

O Terminal possui ainda duas entradas internas para conexão de sensores, botoeiras, e outros dispositivos que operem com saída tipo contato seco (relé). Estas entradas podem ser utilizadas, sem o uso de um MA-100, desde que seja utilizado o seguinte diagrama de interligação. Poderá ser utilizada a tensão de 12 Vdc para alimentação de sensores externos, quando for o caso. O consumo, no entanto, não deverá ultrapassar 100mA.

Caso a aplicação necessitar de mais de uma saída para acionamento, então será necessário um MA-100, periférico externo para acionamento de 2 Saídas e 2 entradas. Neste caso o Terminal alcançará 3 saídas e 2 entradas em sua configuração máxima.

Diagramas de Interligação com Dispositivos Externos

Sirene

  •  Para sinalização de horários dos funcionários, de acordo com as definições da tabela de eventos;



Campainha Elétrica  

Para utilização do sistema de Revista de Funcionários;

Fecho Elétrico

Para controle de abertura de Portas;

Sistemas de Alarme

  • Utilizam sensores que utilizam alimentação de 12 Vdc. Neste caso o Terminal pode fornecer a alimentação de funcionamento, desde que a corrente de consumo não exceda 250 mA. A figura a baixo mostra um diagrama de ligação

Sistema Combinado

  • A seguir apresentamos um exemplo combinando todos os recursos do Terminal em uma única aplicação. Neste caso, utiliza-se o MA-100 para expansão de entradas e saídas para conexão de periféricos.

 
     
 
copyright© Passo Automação, 2003 - Todos os direitos reservados